• MUST

Liderança Humanizada Multiplica Resultados?

Atualizado: Set 25

O Brasil infelizmente foi conhecido por muitas décadas por apresentar baixa produtividade no trabalho comparando com outros Países.

Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, de 1981 a 2018, a renda per capita do País cresceu 0,9%, enquanto a produtividade avançou apenas 0,4%.


Essa produtividade é tão baixa que um trabalhador brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos; um alemão ou coreano, em 20 minutos”, afirmam estudos da FEA-RP da USP.


Já ouvimos muito a respeito da produtividade do brasileiro mas e a liderança? Quais são os aspectos da liderança que aumentam ou reduzem exponencialmente a produtividade e resultados de uma equipe?


2020 foi, certamente, o ano mais diferente que já vivemos enquanto humanidade: novos hábitos, novos medos e novos métodos encontrados para se obter resultados pessoais e profissionais.


As empresas também estão se reinventando: trabalho remoto, flexibilidade de horário, gestão "comando & controle" por água abaixo e uma única certeza: inspirar as pessoas a aumentar produtividade, superando seus objetivos, será cada vez mais desafiador em um mercado tão V.U.C.A.*


E se fosse possível alcançar esses resultados com uma nova forma de gestão: a liderança humanizada.


Os resultados são otimistas. Uma pesquisa** revela que empresas humanizadas agradam mais a clientes e colaboradores: há uma satisfação 240% superior por parte dos clientes, e níveis 225% maiores de bem-estar entre os colaboradores. Em um período de 4 a 16 anos, elas alcançam mais que o dobro de rentabilidade financeira em comparação à média das 500 maiores empresas do País.


A metodologia Hera, por exemplo, sedimenta a liderança humanizada através de 4 grandes pilares:


Humanização


Engajamento


Resultados


Aspirações


Instrumentalizando líderes, empresas e gestão de recursos humanos, a metodologia promete multiplicar resultados em até 6 meses de capacitação completa.


Independentemente do método, vale a reflexão:


Liderança humanizada multiplica resultados?




Bianca Machado


Especialista em liderança humanizada e protagonismo de carreira. Idealizadora da Metodologia Hera, Projeto Adote uma Carreira & Canal Praticando a Teoria.


Há 22 anos liderando times multidisciplinares ininterruptamente; dedica os últimos 12 anos para a área de Recursos Human


os, transformando trabalhos em propósitos.


Instagram: @bia_praticandoateoria

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/biancamachadorh/


*V.U.C.A: Traduzido do inglês-VUCA é um acrônimo - usado pela primeira vez em 1987, com base nas teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus - para descrever ou refletir sobre a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do ambiente corporativo.


**Fonte: Jornal da USP.

55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram